toolbar powered by Conduit |
50 anos de Morumbi ilustrados em ingressos históricos
Desenhada por Glauco Diógenes, linha M50 estampa os ingressos dos 19 jogos em casa pelo Brasileiro | |
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, completa 50 anos em 2 de outubro de 2010. Há quase meio século, no deserto bairro do Morumbi, era inaugurado o então maior estádio particular do mundo - ainda hoje o maior do Brasil - , com o jogo amistoso entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Clube de Portugal, vencido pelo Tricolor por 1 a 0, com o famoso gol de Peixinho. A continuação dessa história todos já sabem, o Morumbi se tornou não apenas um trunfo esportivo indissociável da vitoriosa caminhada são-paulina, mas um marco paulistano que agora se encaminha para uma atualização que o deixará preparado não só para a Copa do Mundo de 2014, mas, especialmente, para mais 50 anos de glórias e conquistas. Assim, o cinquentenário de um dos principais estádios do continente dá seu pontapé inicial com o lançamento da marca M50, que permeará todas as comemorações da data e ilustrará o ingresso do primeiro jogo do Tricolor no Campeonato Brasileiro 2010, contra o Botafogo. O LOGO Desenhado pelo designer Glauco Diógenes, o logo traz as cores oficias e inconfundíveis da torcida são-paulina - o vermelho, o branco e o preto - com efeitos de luz, sombra e volume. Os 50 anos são destacados no centro da logomarca pela cor ouro. Glauco usou três elementos marcantes para o clube: o formato do estádio do Morumbi visto de cima, inclusive com a marcação dos anéis desenhados pelo emblemático arquiteto Villanova Artigas, a linguagem heráldica, através do uso de um escudo com linhas bem distintas (os guerreiros eram identificados pelos brasões e símbolos de seus escudos), e o globo terrestre com os pontos cardeais. "Usamos três pilares que traduzem os valores tricolores. O estádio simboliza a casa, o castelo tricolor; o escudo clássico representa a luta do clube por títulos ao longo da história; e o globo mostra que o São Paulo está presente em todos os lugares do mundo. A estrela dourada marca a boda, e o cinza das extremidades o concreto do estádio. Estilizamos as formas e chegamos ao M50, nome do símbolo", explica o designer.
O DESIGNER Diretor de arte, designer gráfico, ilustrador e são-paulino, Glauco Diógenes possui um estúdio homônimo que há dez anos desenvolve projetos voltados à arte, moda, editorial, web e animação. Glauco é também um dos brasileiros selecionados pela WGSN - UK como colaborador fixo no diretório de graphics, sendo responsável por fornecer estampas e ilustrações em diversos reports, exclusivo para assinantes. O designer já desenvolveu uma coleção especial. O WGSN é o maior portal de conteúdo para pesquisa, análise de tendências e notícias para as indústrias de moda e estilo do mundo. Mais de 25 mil pessoas utilizam seus serviços em 65 países. Com escritório em São Paulo, a equipe de Glauco desenvolve projetos para clientes de todo o Brasil e também das cidades de Barcelona, Amsterdam, Milão, Londres, Nova York, Tokyo, Berlim e Zurique. Colabora regularmente para veículos como "H" Magazine, Focus e Wallpaper. Também atua em parceria com a agência new media Gringo, recentemente sediada no Brasil, e responsável pelo novo portal oficial são-paulino, já em desenvolvimento. PARA COLECIONADORES Glauco também vem desenvolvendo a linha de ingressos históricos e colecionáveis em homenagem a fatos e personagens marcantes da trajetória de um dos templos do futebol brasileiro. A linha ilustrará os bilhetes dos jogos com mando do São Paulo FC no Campeonato Brasileiro 2010, e o primeiro é já neste domingo (16), contra o Botafogo, às 16h00, no Cícero Pompeu de Toledo, mostra o logo comemorativo. "Precisaríamos de umas 1000 partidas em casa para que todos aqueles que tornaram o sonho do "Colosso do Morumbi" em realidade fossem homenageados. Serão 19 oportunidades apenas e já escolhemos a grande maioria dos homenageados. Até dezembro, em cada partida, uma homenageme diferente. Tenho certeza que muitos torcedores nem sabem como é a cara de algum dos homenageados: Cícero Pompeu de Toledo por exemplo, será o primeiro ... para muitos ele é apenas o nome do Estádio. É fundamental preservar a história e registros de um Clube e essa mini coleção de ingressos com certeza despertará a curiosidade de muitos. A cada nova homenagem um pequeno texto dando detalhes sobre o homenageado aparecerá na capa do nosso site oficial. Teremos dirigentes, jogadores, técnicos e outras pessoas de profunda relevância nesses 50 anos." =- Rui Branquinho Dir Adjunto de Marketing. Prestigie o Tricolor no Brasileirão e colecione! |
Contratações | |
André Dias (Z - Lazio) | Especulação |
Breno (ZAG - Bayern de Munique) | Especulação |
Especulação (troca por Jorge Wagner) | |
Diego (Z - Ponte Preta) | Especulação |
Ilsinho (L - Shaktar) | |
Especulação | |
Ricardo Oliveira (ATA - Al-Jazira) | Especulação |
Contratado | |
Tcheco (M - Corinthians) | Especulação (troca por Jorge Wagner) |
Wagner (M - Lokomotiv Moscou) | Especulação |
Elenco | |
Arouca (Santos) | Especulação (transferência definitiva) |
Cléber Santana (Fluminense) | Negociando |
Dagoberto (Bordeaux) | Especulação |
Hernanes (Lyon) | Especulação |
Jorge Wagner (Corinthians) | Especulação (troca por Danilo / Tcheco) |
Léo Lima (Al-Nasr) | Negociando |
Miranda | Negociando renovação |
Oscar (Internacional) | Transferido |
Washington (Flamengo, Vasco e Atlérico-PR) | Negociando |
Xandão (Roma-ITA e Sporting-POR) | Especulação |
Patrocínios | |
Assolan | Especulação |
Bombril | Negociando |
Bozano | Especulação |
Bradesco | Especulação |
JBS | Negociando |
Nestlé | Especulação |